Pagamento, no valor total de R$ 8,5 bilhões, será efetuado em 28 de junho para mais de 5,7 milhões de contribuintes. Lote contempla grupos prioritários e demais cidadãos. Saiba como consultar.

A Receita Federal liberou, a partir das 10h desta segunda-feira, 23 de junho, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025, ano-base 2024. Conforme o órgão, este lote pagará um total de R$ 8,5 bilhões para 5.755.667 contribuintes no próximo dia 28 de junho.
Quem recebe neste lote
Segundo a Receita, este lote contempla contribuintes com prioridade legal. A ordem de prioridade é a seguinte: idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também estão incluídos na lista os contribuintes que não têm prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição através do Pix. O segundo lote já contempla contribuintes não prioritários que entregaram suas declarações até o dia 21 de março de 2025.
Como consultar a restituição
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal
). Na página, deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta simplificada exige apenas o CPF e a data de nascimento do contribuinte. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphones e tablets.

O que fazer se o valor não for creditado
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária ou na chave Pix (CPF) informada na declaração do IR. Se por algum motivo o crédito não for realizado (por exemplo, conta desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores para qualquer conta em seu nome, através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo por meio do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.