Fragmento de 19 km de comprimento se desprende do maior iceberg do mundo

Fragmento de 19 km de comprimento se desprende do maior iceberg do mundo

Um fragmento significativo de aproximadamente 19 quilômetros de comprimento e 6 quilômetros de largura na sua parte mais ampla se desprendeu do maior iceberg do mundo, o A23a, na Antártida. Este evento, observado pela primeira vez, foi capturado por imagens de satélite e confirmado por cientistas, destacando a dinâmica das massas de gelo no continente gelado.
Fragmento gigante se solta do maior iceberg do mundo - 31/01/2025 - Ambiente - Acre Notícias
O A23a, que tem cerca de 80 km de comprimento e uma área de 3.360 km², foi inicialmente separado da plataforma de gelo da Antártida em 1986 e permaneceu relativamente intacto por décadas até começar a se mover recentemente. A nova fissura no iceberg, que já deslocou-se lentamente em direção à ilha britânica da Geórgia do Sul, foi detectada por um satélite europeu e reportada à AFP por cientistas, incluindo a glacióloga Soledad Tiranti, que estava a bordo do quebra-gelo argentino ARA Almirante Irízar.

 

A fragmentação deste iceberg gigante pode ter implicações tanto para a fauna marinha, facilitando a manobra entre blocos menores de gelo, quanto para o estudo do impacto das mudanças climáticas sobre as massas de gelo do planeta. Embora especialistas indiquem a dificuldade de prever o desmantelamento total do A23a, este evento é um lembrete da complexidade e da fragilidade do ecossistema antártico.
Mais Assuntos :

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *