Exército de Israel diz que Irã lançou nova rodada de mísseis

Exército de Israel diz que Irã lançou nova rodada de mísseis

Após mais de 24 horas de pausa, Teerã retoma ataques diretos com mísseis balísticos. Defesas aéreas de Israel e dos EUA estão em alerta máximo para interceptar a nova ofensiva, e população é orientada a ir para abrigos.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, no final da noite deste domingo, 15 de junho, que o Irã lançou uma nova e significativa rodada de mísseis em direção ao território israelense, re-escalando dramaticamente o confronto direto entre os dois países. O ataque quebra um período de relativa calma que durou pouco mais de 24 horas e frustra os esforços diplomáticos internacionais que buscavam uma desescalada.

De acordo com o porta-voz das IDF, contra-almirante Daniel Hagari, os sistemas de detecção antecipada identificaram o lançamento de “múltiplos mísseis balísticos” a partir do território iraniano. “Nossos sistemas de defesa aérea estão totalmente ativados e rastreando as ameaças em coordenação com nossos parceiros estratégicos. Pedimos que a população siga as instruções do Comando da Frente Interna”, declarou Hagari em um pronunciamento de emergência.

Imediatamente após o anúncio, sirenes de ataque aéreo começaram a soar em diversas partes de Israel, incluindo as principais cidades do país, como Jerusalém e Tel Aviv. O Comando da Frente Interna emitiu um alerta nacional, instruindo os cidadãos a se dirigirem e permanecerem em abrigos antiaéreos ou em áreas seguras até novo aviso. O espaço aéreo do país foi novamente fechado para voos civis.

A mídia estatal do Irã, citando fontes da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), confirmou o novo lançamento. Segundo o comunicado iraniano, esta é a “segunda fase” da operação de retaliação pelo ataque israelense a suas instalações nucleares na última sexta-feira, e que desta vez os alvos seriam “estratégicos e sensíveis”.

Os Estados Unidos, que auxiliaram na interceptação da primeira onda de ataques iranianos, colocaram suas forças na região em alerta máximo e estão, segundo fontes do Pentágono, “ativamente engajados” no apoio à defesa de Israel.

Este novo ataque com mísseis balísticos, que são mais rápidos e mais difíceis de interceptar do que os drones usados na primeira onda, representa a fase mais perigosa do conflito até agora. A eficácia dos sistemas de defesa de Israel e de seus aliados nas próximas horas será crucial para determinar a extensão dos danos e a direção que o confronto tomará a partir de agora.

Mais Assuntos :

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *