Em uma decisão que marcou o fim de uma administração controversa, a ViaBahia, responsável pela gestão das BR-324 e BR-116 na Bahia desde 2009, teve sua concessão encerrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A medida foi tomada após anos de críticas e insatisfação pública com os serviços prestados pela concessionária, que não cumpriu diversas cláusulas contratuais e deixou as rodovias em estado precário.

A ViaBahia foi amplamente criticada por não realizar obras essenciais, manter uma iluminação deficiente, deixar buracos nas estradas e não cumprir a promessa de duplicação de trechos importantes. Em setembro de 2024, Rui Costa, então ministro da Casa Civil, já havia anunciado a intenção de retirar a concessão, decisão que foi confirmada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e ratificada pelo TCU.
A concessionária continuará a administrar as rodovias até 31 de março de 2025, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a gestão. Este período de transição é vital para assegurar que os usuários das estradas não sejam afetados negativamente pela mudança. A expectativa é que o governo federal decida sobre a abertura de um novo processo licitatório ou se opte por uma gestão direta, com termos mais rigorosos para garantir a realização das melhorias prometidas