Iniciativa da Trump Media & Technology Group (TMTG) inclui o smartphone ‘Freedom Phone’ e uma operadora virtual com discurso ‘patriota’ e de ‘liberdade de expressão’, segundo a revista Veja.
A Trump Media & Technology Group (TMTG), empresa de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 19 de junho, sua entrada no mercado de telecomunicações com o lançamento da “Trump Mobile”, uma marca própria que oferecerá tanto aparelhos celulares quanto um serviço de operadora de telefonia.

O ‘Freedom Phone’ e a Operadora ‘Patriota’
O principal produto da nova empreitada é o smartphone “T-MTG Freedom Phone”. De acordo com a reportagem da revista Veja, o aparelho utilizará uma versão modificada do sistema operacional Android e virá com uma série de aplicativos pré-instalados, incluindo a rede social da empresa, a Truth Social, além de outras plataformas populares entre o público conservador.
O serviço de telefonia funcionará como uma Operadora Móvel com Rede Virtual (MVNO), utilizando a infraestrutura de rede da gigante AT&T. O marketing da “Trump Mobile” é focado em um discurso de “liberdade de expressão”, “sem censura” e “patriótico”, visando atrair a base de apoiadores do presidente.
A Estratégia de Ecossistema
Em um comunicado, o CEO da TMTG, o ex-congressista Devin Nunes, afirmou que a iniciativa é uma “extensão natural do nosso ecossistema de liberdade de expressão”. O objetivo é criar um ambiente tecnológico completo para seus usuários, que seja imune ao que eles consideram ser a “censura das Big Techs” do Vale do Silício.

O próprio presidente Donald Trump promoveu o lançamento em suas redes sociais. “Precisamos de um telefone e de uma operadora que não espionem você e que não censurem você. A Trump Mobile é para os patriotas. Estamos retomando nossas comunicações, assim como estamos retomando nosso país!”, disse Trump em um vídeo.
O lançamento da “Trump Mobile” representa um novo passo na estratégia de Donald Trump de construir um império de mídia e tecnologia alinhado à sua marca política, buscando capitalizar em cima da desconfiança de sua base de eleitores em relação às grandes empresas de tecnologia tradicionais. Os aparelhos e planos estarão disponíveis para pré-venda a partir da próxima semana.