Suspeita de falsificação de assinatura abala legitimidade de Ednaldo Rodrigues -

Suspeita de falsificação de assinatura abala legitimidade de Ednaldo Rodrigues

Perícia questiona documento que assegurou mandato do presidente da CBF

Uma perícia técnica revelou indícios de falsificação na assinatura do ex-vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Antônio Carlos Nunes, em um acordo judicial que garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues na presidência da entidade. O laudo, assinado pela perita em documentoscopia Jacqueline Tirotti em 4 de maio de 2025, foi encomendado pelo vereador Marcos Dias (Podemos-RJ) e aponta que a assinatura de Nunes diverge de seu padrão em “características personalíssimas e imperceptíveis”. O documento, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 24 de janeiro de 2025, encerrava disputas judiciais sobre a eleição de Rodrigues em 2022.

A suspeita ganhou força com um laudo médico de 2023, do neurologista Jorge Pagura, que atesta que Nunes, de 85 anos, sofre de ataxia e déficit cognitivo progressivo, dificultando atos administrativos. O acordo, assinado por Nunes, a Federação Mineira de Futebol, o ex-presidente Rogério Caboclo e outros vices, reconhecia a legalidade das assembleias de março de 2022. A deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) pediu ao STF o afastamento imediato de Rodrigues, alegando vício de consentimento. O ministro Gilmar Mendes, em 7 de maio, negou a remoção, mas determinou que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) investigue a suposta falsificação.

A CBF afirmou que não teve acesso ao laudo pericial e que o processo foi conduzido dentro da legalidade, com representantes legitimados. Uma audiência com Nunes está marcada para 12 de maio no TJ-RJ, com possibilidade de realização por videoconferência devido à sua saúde fragilizada. Em Feira de Santana, terra natal de Rodrigues, torcedores manifestaram preocupação com a crise na entidade, que pode impactar a gestão do futebol brasileiro.

Mais Assuntos :

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *