A partir deste sábado, 1º de fevereiro de 2025, o preço do gás de cozinha sofrerá um reajuste na Bahia. Segundo anúncios do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), o aumento pode chegar a R$ 8 por botijão. Este é o primeiro aumento registrado no estado neste ano, depois de nove reajustes ao longo de 2024.
A Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, no município de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, confirmou o aumento, explicando que os preços seguem critérios de mercado, levando em conta variáveis como o custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, a flutuação do dólar e o frete. A empresa ressalta que sua política de preços é transparente e baseada em critérios técnicos, alinhada com práticas internacionais de mercado.
Nos últimos meses, a Bahia tem testemunhado um crescimento nos preços dos combustíveis, incluindo o gás de cozinha, o que impacta diretamente o orçamento das famílias. Posts no X mostram um sentimento de preocupação entre os consumidores baianos, que já enfrentam um custo de vida elevado.