Israel realiza ataque aéreo em Doha, visando líderes do Hamas

Israel realiza ataque aéreo em Doha, visando líderes do Hamas

Em uma operação inédita, as Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram um ataque aéreo na tarde de terça-feira (9) em Doha, capital do Catar, visando líderes do Hamas que estavam reunidos para discutir uma proposta de cessar-fogo apresentada pelos Estados Unidos. A operação, denominada “Pisgat HaEsh”, resultou na morte de seis pessoas, incluindo Himam al-Hayya, filho de Khalil al-Hayya, líder do Hamas em Gaza, e um oficial de segurança catariano.

Apesar das baixas, a liderança principal do Hamas sobreviveu ao ataque. O governo israelense justificou a ação como uma resposta ao atentado em Jerusalém Oriental ocorrido no dia anterior, no qual seis israelenses foram mortos.

O Catar condenou o ataque como uma violação de sua soberania e do direito internacional, chamando-o de “terrorismo de Estado”. O secretário-geral da ONU, António Guterres, também criticou a ação, destacando o papel construtivo do Catar nas negociações de paz.

O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou desaprovação em relação ao ataque, afirmando que ele não avança os objetivos de Israel ou dos Estados Unidos. O incidente gerou tensões adicionais na região e complicou os esforços para um acordo de paz duradouro.

Mais Assuntos :

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *