Congressistas da base governista se reúnem com representante da OEA

No Senado, na quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, congressistas da base aliada ao governo se reuniram com o advogado Pedro Vaca, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), que faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). O encontro ocorreu em meio a uma série de reuniões do representante da OEA no Brasil, onde ele também se encontrou com membros da oposição, figuras do Supremo Tribunal Federal (STF), e outras autoridades.

Congressistas da base governista se reúnem com representante da OEA

A reunião foi presidida pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que atuou como relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, e contou com a presença de outros parlamentares da base governista, como o senador Humberto Costa (PT-PE), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

Os parlamentares discutiram o funcionamento das instituições brasileiras e o processo democrático no país. O foco foi destacar a polarização política pós-eleição de 2022 e criticar a disseminação de desinformação, especialmente por parte da extrema direita. Durante o encontro, os congressistas expuseram casos em que a desinformação prejudicou a democracia brasileira, como o episódio envolvendo o sistema de pagamento instantâneo Pix.

O relator Pedro Vaca reconheceu a rapidez com que a desinformação se espalha no Brasil, segundo relato do deputado Pastor Henrique Vieira, que afirmou que Vaca “percebeu o poder da desinformação no país” em pouco tempo. O encontro ocorreu sem a presença da imprensa, conforme as normas da OEA, e os parlamentares da base governista foram convidados a fornecer exemplos concretos de desinformação para análise pela OEA.

Esta reunião é parte de uma visita de três dias de Pedro Vaca ao Brasil, onde ele também se encontrou com parlamentares de direita, que alegaram perseguição contra políticos conservadores, e com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes, discutindo a atuação judicial após os eventos de 8 de janeiro e outros inquéritos.

A visita de Vaca está sendo realizada a convite do governo brasileiro, com o objetivo de entender melhor a situação da liberdade de expressão no país, especialmente no contexto digital, e como a democracia e os direitos humanos são protegidos ou ameaçados.

Deixe o seu comentário

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x