Senado aprova MP da renovação automática da CNH para bons condutores
SERVIÇOS / TRÂNSITO

Senado aprova MP da renovação automática da CNH para bons condutores

Medida visa desburocratizar o sistema de trânsito brasileiro e reduzir os custos para motoristas que não registraram infrações graves nos últimos anos. O texto segue agora para sanção presidencial.

Por Redação NINJAFSA
12/05/2026 • Atualizado

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
A renovação automática focará inicialmente no documento digital. (Foto: Agência Brasil / EBC)
O que muda com a nova lei?
O Senado aprovou a MP que autoriza a renovação automática e digital da CNH para motoristas considerados “bons condutores”. Quem não tiver cometido infrações graves, gravíssimas ou for reincidente em infrações médias no ciclo de validade da carteira ficará isento da maior parte da burocracia dos Detrans e não precisará pagar a taxa de renovação administrativa.

Uma excelente notícia para o bolso e para o tempo dos motoristas brasileiros. O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória (MP) que estabelece o direito à renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os chamados “bons condutores”.

O texto, que tramitou em regime de urgência nas comissões, foi desenhado com o objetivo central de desburocratizar o sistema e aliviar a sobrecarga de atendimentos nos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) espalhados pelo país. A proposta também funciona como um forte incentivo para a prudência nas estradas.

Publicidade Publicidade NinjaFSA

Quem tem direito à renovação automática?

A nova regra beneficia diretamente os condutores que mantiveram o seu prontuário limpo durante o período de validade do documento. Para ter direito à renovação digital automática, o motorista não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações de natureza média.

Nestes casos, o sistema do Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fará o cruzamento de dados de forma autônoma. Se o perfil for aprovado, o condutor será notificado através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e o novo documento será emitido digitalmente, com a isenção do pagamento da habitual taxa administrativa cobrada pelos estados.

Esta medida pune quem desrespeita a lei e premeia o cidadão que conduz com segurança, retirando uma burocracia desnecessária das suas costas. Relator do projeto no Senado

Exceções e Exames Médicos

Apesar da modernização do processo, a lei prevê algumas exceções essenciais para a segurança viária. A renovação automática e isenta da etapa burocrática presencial não dispensa a obrigatoriedade da realização dos exames de aptidão física e mental (exame médico), que devem continuar a ser feitos de acordo com os prazos estipulados por idade.

Motoristas profissionais, que exercem Atividade Remunerada (EAR), e condutores de veículos pesados e de transporte de passageiros (categorias C, D e E) também deverão continuar a cumprir as exigências de exames toxicológicos. Contudo, após a inserção do laudo no sistema pelas clínicas credenciadas, o trâmite passará a ser processado automaticamente.

Com a aprovação na casa legislativa, a Medida Provisória segue agora para o Palácio do Planalto, aguardando apenas a sanção do presidente da República para entrar definitivamente em vigor.

Publicidade Publicidade NinjaFSA
Link copiado para a área de transferência!
Mais do NinjaFSA ```