Pesquisa mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente oscilou para 46%; diferença entre as taxas está em apenas 1 ponto, caracterizando empate técnico.

A curva de melhora na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi interrompida, e a aprovação ao seu trabalho estacionou em 47%. É o que aponta a mais recente rodada da pesquisa PoderData, realizada pelo Poder360 e divulgada nesta quarta-feira, 17 de setembro de 2025.
Estabilidade nos índices
De acordo com o levantamento, a taxa dos que aprovam a gestão de Lula é de 47%, exatamente o mesmo patamar registrado na pesquisa anterior, realizada 15 dias antes. A desaprovação, por sua vez, oscilou um ponto para cima, passando de 45% para 46%. Aqueles que não souberam ou não responderam somam 7%.
A diferença entre a aprovação e a desaprovação, que chegou a ser de 10 pontos percentuais em julho (50% a 40%), agora é de apenas 1 ponto. Como a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, os índices caracterizam um cenário de empate técnico.
Série histórica
A estagnação ocorre após um período de recuperação na imagem do governo. Em maio, a desaprovação chegou a superar a aprovação (47% a 45%). A partir de junho, o governo iniciou uma trajetória de melhora, que culminou nos 50% de aprovação em julho. Desde então, os números voltaram a oscilar negativamente até o cenário de estabilidade atual.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos em todas as 27 unidades da Federação. Foram realizadas 2.500 entrevistas entre os dias 13 e 15 de setembro de 2025. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o BR-01765/2026.