Governo Federal assume protagonismo no projeto da ferrovia Salvador-Feira de Santana; ANTT homologa proposta privada -

Governo Federal assume protagonismo no projeto da ferrovia Salvador-Feira de Santana; ANTT homologa proposta privada

Com a descontinuidade de estudos anteriores do governo estadual, um novo projeto sob o modelo de autorização ferroviária, apresentado pela empresa TIC Bahia Ltda., foi homologado pela agência federal, prometendo trem misto (passageiros e cargas) com viagem de 35 minutos entre as cidades.

O projeto de implantação de uma ligação ferroviária entre Salvador e Feira de Santana ganhou um novo e decisivo capítulo com o Governo Federal assumindo um papel mais central em sua viabilização. Um estudo de viabilidade que vinha sendo conduzido sob a responsabilidade do governo do estado da Bahia foi descontinuado, abrindo espaço para uma nova abordagem que envolve o regime de autorização ferroviária, previsto no novo Marco Legal das Ferrovias.

Nesse novo contexto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no final de maio de 2025, a Decisão SUFER Nº 94 (de 22 de maio), que homologa o requerimento da empresa TIC Bahia Ltda. para a implantação e exploração do trecho ferroviário. Com essa homologação, a TIC Bahia Ltda. fica autorizada a iniciar as etapas de licenciamento ambiental, captação de recursos e desenvolvimento da engenharia detalhada para o projeto do Trem Intercidades Salvador-Feira de Santana (TIC-SFS). A empresa terá o direito de explorar o trecho por 99 anos.

Detalhes do Novo Projeto

De acordo com as informações apresentadas pela TIC Bahia à ANTT, o projeto contempla uma ferrovia de aproximadamente 98 km de extensão, destinada ao transporte misto de passageiros e cargas. Para o transporte de passageiros, a proposta inclui trens elétricos modernos, com velocidade operacional acima de 160 km/h, o que permitiria reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades da Bahia para cerca de 35 minutos – uma diminuição significativa em relação à média atual de mais de uma hora por via rodoviária.

A iniciativa visa não apenas oferecer uma alternativa de transporte mais rápida e eficiente, mas também reconfigurar a matriz de transportes da Bahia, promovendo a integração logística e regional, valorizando áreas urbanas e polos logísticos ao longo do traçado, e com potencial de integração futura com grandes corredores ferroviários como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e a Transnordestina.

Histórico e Próximos Passos

A ligação ferroviária entre Salvador e Feira de Santana é uma demanda antiga e já foi objeto de diversos estudos e propostas. Anteriormente, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em conjunto com o Ministério dos Transportes, analisava uma Manifestação de Interesse Público (MIP) apresentada pela CCR, concessionária do metrô de Salvador, que previa um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) com custo estimado em R$ 2,6 bilhões.

Com a homologação da ANTT para o projeto da TIC Bahia sob o regime de autorização, o foco agora se volta para a capacidade da empresa em obter as licenças necessárias e assegurar o financiamento para a construção. Embora a previsão para o início efetivo das obras ainda esteja em análise pela área técnica da ANTT, a homologação é considerada um passo estratégico fundamental para tirar o projeto do papel. Representantes da TIC Bahia Ltda. afirmaram que, além do retorno econômico, o empreendimento busca promover uma transformação social e logística para o estado.

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